onvocações não para na Equipe Paralímpica de Natação do Praia Clube. Dessa vez, o atleta Ruan de Souza e o técnico Alexandre Vieira, foram convocados para defenderem a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que será realizado na Cidade do México, de 30 de setembro a 6 de outubro. Este será o primeiro Mundial Absoluto do nadador praiano. No México, Ruan vai defender a medalha de bronze conquistada no revezamento 4x100m Medley, ao lado dos brasileiros Daniel Dias, Phelipe Rodrigues e André Brasil, nas Paralimpíadas Rio 2016. Ademais, vai nadar a prova dos 100m Peito. Nesta, aliás, Ruan ostenta o pentacampeonato nacional e é recordista brasileiro.
Nome: Ruan Felipe Lima de Souza
Classe: SB9
Data de Nascimento: 12/03/1992
Altura: 1,87m
Peso: 72kg
Naturalidade: Taubaté (SP)
Ídolo no esporte: Michael Phelps
Principais competições: Circuito Nacional Loterias Caixa, Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos Rio 2016
Resultados mais expressivos: medalha de Bronze no revezamento 4x100m Medley, ao lado de Daniel Dias, André Brasil e Phelipe Rodrigues, nas Paralimpíadas Rio
2016; campeão mundial nos 50, 100 e 400m Livre / 200m Medley
A um ponto do penta!
No último fim de semana, em São Paulo (SP), foi realizada a 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa. Na capital paulista, os praianos conquistaram o vice-campeonato nacional, ficando a um ponto do quinto título. Em junho deste ano, na 1ª Etapa, o Esquadrão Aurinegro faturou o tetra ao somar 284 pontos.
Este foi o melhor resultado da equipe praiana no que tange o número de medalhas. Ao todo, foram conquistadas 18 de ouro, 17 de prata e 11 de bronze. Ademais, houve a quebra dos recordes brasileiros nas provas de revezamento 4x100m Livre e 4x100m Medley.
Na Terra da Garoa, as jovens e promissoras atletas praianas Emyly Silva e Laila Garcia, conquistaram oito medalhas cada uma. O caçula Lucas Fernandes, por sua vez, faturou a primeira medalha em competições nacionais, com o bronze na prova dos 400m Livre. Para o técnico Alexandre Vieira, os resultados expressivos corroboram a evolução dos nadadores, bem como a renovação com a chegada de potenciais campeões nacionais e internacionais. “Isso mostra que estamos atentos no que diz respeito à renovação. Estes atletas têm um enorme potencial. As atletas Emyly e Laila integram a Seleção Brasileira de Jovens”, comentou.
