Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A modalidade esportiva surgiu na década de 20, nos EUA, nas praias da Califórnia. No Brasil, teve seu início na década de 50, praticado nas praias do Rio de Janeiro e Santos. Inicialmente, jogado nas areias como hobby, o esporte é uma adaptação do voleibol de quadra. Seu desenvolvimento e crescimento foi tão significativo que virou um esporte teste nas Olimpíadas de 1996 e em 2000 tornando-se oficialmente um esporte olímpico.
A partida oficial do vôlei de praia é disputada em quadra retangular de medidas de 16m comprimento e 8m de largura, dividida igualmente ao meio em dois campos. O jogo é disputado em melhor de 3 (três) sets. Os dois primeiros sets de 21 pontos, respeitando a diferença de 2 pontos para finalizar os sets. Se necessário haver o terceiro set (chamado de tie break), esse é disputado em 15 pontos, respeitando a mesma diferença de 2 pontos. As partidas são realizadas por 2 ou 4 jogadores em cada lado da quadra e tem como objetivo fazer a bola cair no campo do adversário, assim como o vôlei de quadra.
Associado ao desenvolvimento de vida saudável, por ser praticado ao ar livre, auxilia na diminuição do estresse. A resistência da areia proporciona uma melhoria do condicionamento físico, tonificando e modelando o corpo, aumentando a força muscular e provocando a queima de calorias e gorduras. Também, o praticante desenvolve agilidade, coordenação, velocidade e equilíbrio.
Por ser um esporte que aumenta o contato social é excelente para a inclusão e socialização do praticante. Essa modalidade vem para fazer parte da Escola de Esportes, você não pode ficar fora dessa.