Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Chega ao fim Brasileirão Infantojuvenil de Tênis 2019

29/01/2021 15:48 - Atualizado em 29/01/2021 15:48

Etapa Uberlândia foi realizada de 15 a 28 de julho, no Complexo de Tênis do Praia

No último domingo, 28 de julho, encerrou-se a Etapa Uberlândia do Circuito Nacional Correios de Tênis Infantojuvenil 2019. A edição deste ano aconteceu entre os dias 15 e 28 de julho, no Complexo de Tênis do Praia Clube. Durante o período, foram realizados os torneios Brasileirão (G1), Copa das Federações, Brasileirão (GA) e Tennis Kids. O evento foi uma parceria do Praia com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e teve apoio da Federação Mineira de Tênis (FMT).

Essa foi a quinta vez consecutiva que o Praia Clube recebeu o maior campeonato infantojuvenil do país. Ao todo, participaram 791 atletas de 22 estados do país. Foram oito categorias contempladas: 8, 9, 10 e 11 anos (Tennis Kids) e 12, 14, 16 e 18 anos.

O torneio teve início com o Brasileirão G1, que aconteceu de 15 a 19 de julho. Em seguida, foi realizada a Copa das Federações (torneio disputado entre estados), de 20 a 23 de julho. Essa etapa reuniu 375 atletas de 15 estados, sendo a campeã a Federação Gaúcha de Tênis.

Já entre os dias 24 e 28 e julho, aconteceu o Brasileirão GA, que reúne os melhores rankeados. A disputa envolvou 376 atletas de 22 Estados. Por fim, de 25 e 28 de julho foi organizado o Tennis Kids. A competição, voltada para crianças, tem regras específicas para ajudá-las a se desenvolverem na modalidade, como bolas mais lentas e quadras menores. Em 2019, foram 178 crianças inscritas.

O diretor do torneio, Aristides Barcellos, avaliou positivamente mais uma edição realizada em território praiano. “Foram cerca de 1500 jogos em 14 dias. Sem dúvida, o Brasileirão se consolida como o maior torneio infantojuvenil do tênis brasileiro. Tivemos rodadas intensas, um excelente nível técnico, e terminamos o evento com grandes finais. Além da presença dos tops dos rankings, ainda vimos vários talentos surgindo, mostrando que o futuro do esporte é promissor”, analisou.

-> Praianos

Em 2019, 15 tenistas representaram o Praia Clube no torneio. Além das provas individuais, cinco deles integraram a Seleção Mineira no campeonato – sendo que as praianas Maria Duarte, de 16 anos, e Anne Pereira e Eduarda Nomura, ambas de 14 anos, foram quarto lugar defendendo Minas Gerais.

Os resultados foram satisfatórios, sendo os mais expressivos das atletas Barbara Nomura e Eduarda Nomura, que foram semifinalistas de duplas no GA, e do praiano Gabriel Prezotto, também semifinalista na mesma competição.

Outros resultados significantes foram do praiano Davi Adbanur, vice-campeão de duplas no torneio G1, chegando também as quartas de final do simples no mesmo torneio. A dupla Anne Pereira e Eduarda Nomura terminaram em quarto lugar na categoria 14 anos feminino na Copa das Federações.

Por fim, os atletas Bárbara Nomura, Maria Duarte e Gabriel Prezotto chegaram às quartas de final no torneio de Simples do GA.

-> Além das Quadras

O Brasileirão de Tênis e a Copa das Federações são os campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) que reúnem a maior quantidade de atletas juvenis em um mesmo lugar no mesmo período. Neste ano foram 791 inscritos. Juntamente aos atletas, marcaram presença no Praia treinadores, pais e dirigentes do esporte. Pensando nisso, paralelamente ao torneio, foram realizadas duas palestras ao público na Eclusa.

No dia 24 de julho, o gerente de Esportes e Eventos da CBT, Eduardo Frick, falou sobre o histórico recente da entidade no âmbito esportivo e administrativo; sobre o momento dos atletas juvenis e profissionais de alto rendimento e destacou quais os projetos em que a entidade aposta para o futuro. Em um segundo momento, a psicóloga Carla Di Pierro foi convidada e falou sobre como os pais podem participar da vida do filho como atleta e colaborar com seu desenvolvimento.

Mais informações sobre a edição 2019 do torneio podem ser visualizadas consultadas no site da Confederação Brasileira de Tênis (http://www.cbt-tenis.com.br/).

*Com CBT

Fotos: Ascom Praia Clube