Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Competição nacional será realizada no Rio de Janeiro

29/01/2021 11:32 - Atualizado em 29/01/2021 11:32

Ao todo, 14 agremiações estarão na capital fluminense

A cidade do Rio de Janeiro recebe, de 16 a 21 de abril, o Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – Copa Brasil de Clubes Sub-21. No ginásio das Laranjeiras, sede do Fluminense Football Club, a Equipe Praiana Sub-20, sob o comando do técnico Frederico Rocha, fará os primeiros jogos oficiais da atual temporada. A competição em solo carioca é chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Desde 2017, a Equipe Praiana de Basquete Masculino Sub-20 conta com a parceria da Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo Cultural (AEDEC Brasil). No ano passado, por exemplo, o time preto-e-amarelo participou da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) com o apoio da Associação.

Vale ressaltar que a união entre as instituições tem como objetivo fomentar o basquetebol e recolocar Uberlândia no cenário das principais competições da Bola Laranja em nível nacional. Como em 2017, a agremiação da categoria Sub-20 terá a seguinte nomenclatura: Praia Clube/AEDEC.

Além do anfitrião Fluminense F.C, outros 13 times marcarão presença na Cidade Maravilhosa, são eles: Sogipa (RS), Praia Clube/AEDEC (MG), Botafogo F.R (RJ), Country Club/ADRM/Maringá (PR), Clube Vizinhança (DF), C.R Flamengo (RJ), Paysandu Sport Club (PA), E.C. Pinheiros (SP) AEGB Basquete (GO), Tijuca Tênis Clube (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Clube do Remo (PA) e E.C. União Corinthians (RS).

A menos de uma semana da estreia, o grupo aurinegro projeta uma boa participação no certame nacional. “Temos como meta inicial fazermos um bom campeonato. Será o nosso primeiro desafio oficial na temporada 2018. Para este início, caminharemos passo a passo sem uma cobrança exagerada no que diz respeito à classificação para as quartas de final. O Brasileiro Interclubes é um projeto entre as entidades CBB e Comitê Brasileiro de Clubes. O elenco desta edição é formado em sua maioria por atletas das nossas equipes Sub-18 e 19, tendo apenas dois jogadores Sub-20. Além disso, mais da metade do plantel é formado por competidores lapidados nas categorias de base do basquetebol do Praia”, reforçou o técnico Fred Rocha.

A equipe Praia Clube/AEDEC estreia no dia 16 de abril, segunda-feira, ante o Country Club (PR), às 16h. A delegação praiana viaja para o Rio de Janeiro, domingo, às 19h. A AEDEC trabalha e acredita que o esporte na base pode ser um divisor de águas no futuro das crianças e dos jovens. A entidade tem a chancela da Federação Mineira de Basketball (FMB) e auxilia na organização de algumas competições na Região do Triângulo Mineiro.

O elenco do Praia Clube/AEDEC é formado por 12 atletas, sendo sete de Uberlândia (MG). O mais alto é o pivô Caio Oliveira, com 2,12m. Já o mais baixo, mede 1,67m, o armador Leonardo Chagas.