Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Dentil/Praia Clube supera Rio e conquista título da Superliga 2017/18

21/01/2021 14:06 - Atualizado em 21/01/2021 14:06

Partida decisiva reuniu 6 mil torcedores no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia

Solta o grito, Uberlândia: É Campeão!

Épico! O Dentil/Praia Clube é campeão da Superliga Cimed Feminina de Vôlei 2017/2018! No domingo, dia 22 de abril, as praianas entraram em quadra pelo segundo e decisivo jogo da final da 24ª edição da competição nacional, contra o Sesc-RJ. Diante de um público de seis mil torcedores, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), as praianas superaram as cariocas e venceram a partida por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/23 e 25/17. Em seguida, as equipes duelaram pelo título no Golden Set – visto que o time do Rio havia vencido o primeiro embate – e o grupo comandado pelo técnico Paulo Coco venceu o super set por 25/18, conquistando a medalha de ouro pela primeira vez na história.

Diante de uberlandenses e do Brasil, a equipe Dentil/Praia Clube concluiu honrosamente uma temporada de quebra de paradigmas. Dona da melhor campanha na fase classificatória, o merecido troféu veio após 31 jogos (27 vitórias e 4 derrotas), perdendo em casa em apenas deles. As praianas também atingiram marcas inéditas na temporada, como a liderança na fase Classificatória pela primeira vez; a vitória contra a equipe do Rio pela primeira vez na história do projeto; ter eliminado o time de Osasco em uma série de mata-mate pela primeira vez, assim como a vitória sobre a equipe paulista no ginásio deles pela primeira vez.

O técnico Paulo Coco comentou sobre a longa jornada até o título e parabenizou a comunidade pelo apoio e torcida durante a temporada. “O título foi a coroação do nosso trabalho. Foram vários tabus quebrados e uma forte pressão em virtude de investimento e qualidade da equipe. Durante todo o ano, soubemos dar a volta por cima e ter resiliência para continuar trabalhando. É uma demonstração clara de que sempre acreditamos nessa equipe. Gostaria de agradecer ao nosso patrocinador, através da Dentil e Isababy, assim como toda Diretoria do Praia, que independente do resultado sempre nos apoiou. É muito gratificante ver toda comunidade, região, cidade e um Clube ‘respirando’ voleibol. Conseguimos fazer história em Uberlândia!”, disse o técnico.

A central e capitã Walewska foi peça importante no primeiro título da história do Praia. Além da medalha, a atleta terminou a temporada como a atacante mais eficiente da Superliga. Segundo ela, foi uma experiência indescritível. “A equipe do Rio é favorita há 14 anos, mas com a força do nosso grupo conseguimos quebrar essa hegemonia. Foi difícil, pois perdemos o primeiro jogo da final e tivemos que vencer quatro sets para conquistar o título, mas foi muito especial! É fruto de todo trabalho desse ano. Acompanhei por três temporadas o crescimento, evolução e mudanças do projeto do Praia, que foram importantes para chegar nesse momento. Espero que o projeto continue evoluindo e crescendo para que mantenha esse título em casa”, comentou Wal.

Quem também celebrou muito a conquista foram as campeãs olímpicas Fabiana Claudino e Fernanda Garay. “Viemos para o jogo focadas em ganhar cada ponto e cada set. Sabíamos que o cenário era adverso e o quão difícil seria vencer, mas nossa equipe se mostrou forte em todos os momentos da Superliga, inclusive nos momentos de adversidade. Acredito que isso nos fortaleceu para conseguirmos chegar nesse momento e conquistarmos esse título tão esperado”, comentou a ponteira Fernanda Garay. “O sentimento é felicidade em coroar um trabalho feito ao longo de toda a temporada. Foi um ano que o Clube e as meninas me ajudaram bastante, então fico feliz em conseguir premiar nossa equipe e fazer história em Uberlândia”, completou a central e colega de equipe, Fabiana Claudino.

Ao término da partida do domingo (22), além da premiação das equipes vice-campeã e campeã, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) também premiou as Melhores Jogadoras da Superliga 17/18. Dentre elas, esteve a líbero do Dentil/Praia Clube. Suelen conquistou o troféu de ‘Melhor Defesa’.

.Celebração

Após o término da finalíssima, as atletas do Dentil/Praia Clube receberam o troféu e atenderam imprensa ainda em quadra. As jogadoras também tiraram fotos com familiares e fãs que compareceram o Sabiazinho. Como forma de reconhecimento pela inédita conquista para a cidade e para coroar o dia de celebração, as vencedoras da Superliga 17/18 desfilaram em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Uberlândia. A ação alegrou torcedores e uberlandenses, que prestigiaram e tiraram fotos do momento.

Classificação final

1º – Dentil/Praia Clube (MG)
2º – Sesc-RJ (RJ)
3º – Camponesa/Minas (MG)

Melhores da Superliga 17/18

Saque  Bruna (Pinheiros)
Levantamento – Roberta (Sesc-RJ)
Bloqueio – Bia (Vôlei Nestlé)
Passe – Fabi (Sesc-RJ)
Defesa – Suelen (Dentil/Praia Clube)
Ataque – Tandara (Vôlei Nestlé)
Melhor Jogadora – Tandara (Vôlei Nestlé)