Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Diversas áreas do Clube receberão irrigação automatizada

27/01/2021 11:35 - Atualizado em 27/01/2021 11:35

Obras foram iniciadas em março deste ano

Em 1996, o Praia Clube iniciou os investimentos em sistema de irrigação automatizada. Na oportunidade, o Bosque foi o primeiro local a receber a tecnologia. Desde 2014, ações inerentes foram intensificadas, com a implantação do sistema de irrigação automatizada no Campo de Futebol. Na sequência, o Complexo Cícero Naves, Ginásio Adalberto Testa (G1) e o Parque Infantil também foram contemplados.

Em março deste ano, foram iniciadas as obras para irrigar as Quadras de Areia e o entorno das Quadras de Futebol Society. Em seguida, serão irrigadas algumas áreas fracionadas do Parque Infantil, Portaria Principal, Parte do Setor da Sauna Masculina, Salão Ulisses Finotti e Recanto do Samba. Atualmente, a área irrigada abrange 104.280m². Em 2018, serão mais 17.380 m².

“A irrigação automatizada é um sistema em que culturas, jardins e gramados são irrigados em dias e horários pré-programados, por tempo determinado, para atender às necessidades específicas de cada área e do tipo de vegetação. Entre as vantagens de se utilizar esse tipo de sistema podemos destacar a eficiência no uso da água, ou seja, maior aproveitamento, mínimo de desperdício e menor consumo”, disse a Paisagista do Praia Clube, Márcia Maria.

O Engenheiro Agrônomo Afonso Costa, parceiro do Praia Clube desde  2016, também destacou alguns benefícios. “Alterações em ambientes sociais podem ocasionar aparência desagradável. Muitas vezes, entretanto, são necessárias. A implantação de um sistema de irrigação subterrâneo é uma dessas situações. Ela descaracteriza temporariamente alguns traços paisagísticos, contudo traz grandes benefícios, tornando as plantas mais verdes e viçosas, por exemplo. Elas, por sua vez, nos recompensam com suas folhas irradiantes e seus aromas prazerosos, influenciando-nos a ter boas emoções. Além disso, no período seco, com umidade relativa do ar muitas vezes crítica, ambientes irrigados têm um microclima mais úmido, reduzindo ou, até mesmo, evitando problemas respiratórios”, comentou o profissional, que reconhece o Praia como espaço de bem-estar e qualidade de vida por meio de inovações tecnológicas aliadas ao ambiente natural.