Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Esquadrão Aurinegro visa amistosos para outubro

21/01/2021 14:52 - Atualizado em 21/01/2021 14:52

Nesta temporada, o grupo praiano terá seis competições pela frente

Com um calendário cheio pela frente, a equipe Dentil/Praia Clube treina com afinco em dois períodos visando os imponentes desafios da temporada 2018/2019. Desde agosto, as atletas e comissão técnica realizam treinos físicos e técnicos. Na última terça-feira (11), o treino vespertino contou com uma novidade, a presença do técnico campeão da Superliga Feminina 2017/2018, Paulo Coco. O treinador comandou a primeira atividade in loco com as dez jogadoras que estão em Uberlândia (MG). Vale ressaltar que Carol, Fe Garay, Rosamaria e Suelen treinam com a Seleção Brasileira. Já a levantadora Carli Lloyd, integra o selecionado norte-americano. As cinco participarão do Campeonato Mundial de Voleibol Feminino, que ocorrerá de 29 de setembro a 20 de outubro, no Japão. A passagem do comandante Paulo Coco foi breve, o mesmo regressou a Saquarema (RJ) nesta quarta-feira (12), para reintegrar a Seleção Nacional na busca pelo título inédito do Mundial. Há quase 20 anos, PC é o assistente técnico do tricampeão olímpico José Roberto Guimarães.

Durante coletiva de imprensa, Paulo contou um pouco sobre qual o teor da conversa com comissão técnica e jogadoras nessa passagem pela cidade. “Na verdade, sempre que venho a Uberlândia, batemos um papo informal sobre planejamento e acerca da temporada. O elenco está mais completo após a chegada da Nicole, somando dez atletas em quadra. Aproveitei a oportunidade para trocarmos ideias no que tange nosso trabalho e o que a gente vem fazendo nessa etapa de preparação. Também dialogar com elas sobre planejamento, pois é um ano atípico em razão do desgaste, aumento de competições e calendário mais exigente. Além disso, também recebo um retorno da parte delas de como estão se sentindo com relação a quesitos físicos e técnicos. O objetivo dessa fase é deixar todo mundo o mais equilibrado possível para que no momento mais extenuante nós possamos suportar a temporada da melhor maneira possível”, explanou.

Vindo dos treinamentos com a Seleção Brasileira, Paulo dissertou sobre como balancear o ritmo de jogo das praianas que estão defendendo a Seleção e das que estão em solo uberlandense. “Quem está na Seleção chegará ao Clube com um ritmo de jogo muito alto. Teremos que fazer uma readaptação física e elas, naturalmente, sofrerão uma queda, mas retomarão o processo. Já a equipe em Uberlândia está em um processo gradativo e progressivo de condicionamento físico. Por isso a importância de amistosos nesse período de preparação, que dão ritmo e condições de jogo às atletas que aqui estão. Após o encerramento do Mundial, pegaremos os dois grupos e, paulatinamente, tentaremos uniformizar o trabalho, deixando o plantel equilibrado e no melhor desempenho técnico, físico e tático para os desafios que virão”, disse.

Questionado sobre a filosofia de trabalho junto ao atual campeão da Superliga, Paulo diz que é preciso foco para assegurar novas conquistas. “O desafio anterior era conquistar. O time nunca havia conseguido o título da Superliga, e ele veio. Portanto, o grande objetivo agora é nos mantermos no topo. Penso que a equipe tem capacidade e condições de enfrentar qualquer adversário de igual para igual no voleibol brasileiro. Para isso, o trabalho será focado na construção dos pilares técnicos com qualidade. Temos grandes oponentes e o desafio de nos mantermos entre os melhores e de conquistar coisas novas. O alicerce do trabalho diário é o que vai nos dar essa possibilidade”, finalizou.