Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Malhando com Bebês

28/01/2021 19:17 - Atualizado em 28/01/2021 19:17

Conheça o projeto do Clube que reúne mães e filhos para exercitar

O Setor Recreativo do Praia oferece aos associados diversas atividades gratuitas e voltadas à família, como o Baby Dance, Baby Dance Casais, Dança para Gestantes, Pititin Dance e Roda de Conversa Pós-Parto. Uma delas, porém, além de auxiliar a saúde mental, também beneficia a saúde física das mães: o projeto Malhando com Bebês.

A atividade é destinada às mães com bebês de colo e engatinhantes e consiste em uma hora de exercícios físicos em conjunto. É uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida, exercitar o corpo e espairecer a mente das mães, especialmente na fase de adaptação após a chegada da criança.

As aulas são gratuitas e acontecem semanalmente na Praça das Palmeiras (Circo) e no Complexo Cícero Naves. A supervisão é da Coordenadora da Brinquedoteca Líliam Machado, que conta com duas instrutoras para ministrar os encontros. As reuniões duram cerca de uma hora e, durante esse período, são feitos exercícios de alongamento e fortalecimento. A instrutora Tauane Roger explica que a dinâmica é planejada especialmente para o público-alvo. “Assim que o médico libera a mãe para praticar atividade física, ela está apta a participar. As aulas não são intensas, principalmente pelo fato de alguns dos exercícios serem feitos com o bebê. São movimentos comuns e que não diferem muito de academias convencionais de ginástica. Apenas são adaptados à realidade delas, usando os bebês como peso e auxiliando na postura, que é um dos maiores problemas das mães, devido à forma que elas carregam os bebês”, esclareceu a colaboradora.

Quem conhece e aprova a dinâmica é a associada Mariana Russo, mãe do Pedro Neto, de seis meses. Ela conta que há um mês foi à procura de algum programa para se entreter no período pós-parto e encontrou o projeto praiano. “Acho interessante essas iniciativas do Clube. É uma oportunidade de interagir com o filho e de possibilitar atividade física à mãe em uma época que muitas delas não têm com quem deixar os filhos. Essa é a chance de praticar exercício e, ao mesmo tempo, atribuir os cuidados que a criança precisa nessa etapa. De quebra, você conhece a realidade de outras mães e troca experiências”, disse.

Já a associada Paula Gouveia, mãe do Miguel, de 3 meses, é novata na atividade. Apesar de já participar do projeto Baby Dance, ainda não conhecia o Malhando com Bebês. “Malhar com meu bebê foi um momento muito especial, em que pude cuidar de mim, do meu bem-estar e, ao mesmo, interagir com meu filho todo o tempo, vivenciando momentos de descontração, leveza e alegria. Percebo que os bebês se beneficiam com tudo isso e as mães também, por se permitirem sair da rotina desgastante e de muitas demandas que o puerpério e a maternidade exigem”, relatou.

Ideia compartilhada pela associada Juliana Bridi, mãe da Luiza, de 2 meses. “O conselho que dou é para as mães não ficarem reclusas com seus bebês. Venham encontrar com outras mães e socializar. A gente acaba saindo um pouco dessa realidade de ficar muito em casa. Aqui nós interagimos, trocamos ideias, experiências e emprestamos os ombros umas para as outras. Mamãe fica feliz, bebê fica feliz”, argumentou.

As interessadas podem se inscrever no projeto pelo e-mail amar.elo@praiaclube.org.br ou na Brinquedoteca Praiana. A atividade é gratuita!