LOGIN

Praia Clube sedia Brasileiro Interclubes de Karatê

27 de janeiro de 2021

Evento reunirá mais de 3 mil atletas em sete dias de competição

O Praia Clube recebe, de 7 a 13 de outubro, a Etapa Final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê. A competição reunirá na Arena Praia e nas quadras do Ginásio Oranides Borges do Nascimento (G2) mais de 3 mil atletas, dentre os quais, integrantes da Seleção Brasileira Sênior.

Ao todo, a disputa terá representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal. Serão distribuídas 1,1 mil medalhas no Kata (simulação de luta) e Kumitê (luta). O Brasil é o atual campeão Sul-Americano e Pan-Americano e esteve em três finais nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, com Valéria Kumizaki, campeã no Kumitê até 55 quilos e prata, com Douglas Brose, até 60 e Hernani Veríssimo, até 75 quilos.

O município de Uberlândia (MG) sediará pela primeira vez a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê, que receberá um público de aproximadamente 7 mil turistas, entre atletas, dirigentes e convidados. A modalidade, aliás, estreará nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Para o Diretor-Técnico da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), William Cardoso, a cidade foi escolhida pela tradição no esporte – dentre os talentos já revelados está Rafael Alves Santos, vice-campeão brasileiro do Kata Sênior, em 2018; como também pela localização geográfica em Minas Gerais e pela excelente rede hoteleira.

Novidades

Entre as novidades para a atual edição do campeonato, está a disputa por clubes, na qual, os atletas vão representar suas respectivas federações e os seus clubes. “Não houve alteração na quantidade de categorias, a diferença é que teremos o resultado geral por federação e por clubes/associações, a qual tem 415 inscritos”, explica o dirigente. Segundo ele, ainda, os atletas precisaram passar por cinco etapas classificatórias (Brasília, Manaus, Recife, São Paulo e Porto Velho) na disputa por vagas para a grande final. “Apenas as equipes de Kata e Kumitê equipe – que não. Cada Estado pode ter uma equipe na etapa final”, detalha William.

São Paulo e Santa Catarina, que polarizaram as atenções nas últimas edições na disputa pelo título geral do campeonato, ganham um tempero na atual edição na avaliação do diretor-técnico da CBK. “Minas Gerais, com 254 atletas e Bahia, com 174, prometem equilibrar a competição”, comenta William. São Paulo, em virtude do número de praticantes da modalidade, terá 570 representantes. “Isso reflete no quantitativo de atletas, na qualidade técnica e, consequentemente, nos resultados”, observa. “Nosso evento possui essa característica de massificação, tendo uma união entre o alto rendimento e as categorias de base”, completa o gestor.

Massificação

Com mais de 1 milhão de praticantes em todo o País, o karatê brasileiro, na avaliação de Luiz Carlos Cardoso, Presidente da CBK, apresenta significativo crescimento técnico nos últimos anos, com resultados em Pan-Americanos, Mundiais e etapas da Premier League. “O resultado do Karatê do Brasil nos eventos internacionais é apenas consequência do trabalho da CBK em parceria com as federações fundamentado na massificação e nas oportunidades, porque através de regulamentos pré-definidos que oportunizam todos a participarem de eventos, etapas classificatórias e finais do Brasileiro e de Seletivas Nacionais, fomentando o intercâmbio em todas as regiões e, consequentemente, o desenvolvimento técnico que resulta em melhores resultados internacionais”, argumenta.

A base da Seleção Brasileira Sênior estará presente no Praia Clube. O grupo, que entre esta sexta-feira até domingo (6), disputa a etapa da Premier League, em Moscou, na Rússia, chegará a Uberlândia na terça-feira (8). Será uma oportunidade dos associados praianos e visitantes verem de perto atletas como Douglas Brose, bicampeão mundial; Valéria Kumizaki, vice-campeã mundial e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos; Vinícius Figueira, vice-campeão mundial e Jéssica Linhares, bronze no Open de Paris, França. “Todos os atletas da Seleção Principal confirmaram presença. Isso nos traz uma perspectiva de um dos campeonatos nacionais mais disputados da história”, destaca William. As lutas da categoria Sênior serão transmitidas pelo canal SPORTV, ao vivo, no dia 12 de outubro, sábado, às 15h.

A Etapa Final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê é uma promoção da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), por meio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com o Praia Clube Uberlândia-MG.

Campeonato em Números

Evento

Brasileiro – Etapa Final (2,1 mil)
Brasileiro – Segmento Estudantil (769)
Brasileiro – Segmento Universitário (107)
Brasileiro – Segmento Kata por Estilos (108)

Maiores Delegações

São Paulo (570 caratecas)
Minas Gerais (254)
Santa Catarina (214)
Bahia (174)

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA