Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Praia Clube sedia Circuito Regional Centro-Leste de Natação

29/01/2021 23:07 - Atualizado em 29/01/2021 23:07

Equipe Praiana busca o bicampeonato diante da torcida nos dias 30 e 31 de março

O Praia Clube recebe, nos dias 30 e 31 de março, o Circuito Brasil Loterias Caixa – Fase Regional Centro/Leste. A competição contará com a participação de 122 atletas da natação, de 19 clubes do país. Pisarão em solo praiano esportistas do Distrito Federal, Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O Praia será representado pela Equipe Paralímpica de Natação, com todos os seus 13 nadadores.

As provas acontecem no Complexo de Piscinas Semiaquecidas em horários distintos. No dia 30 (sábado), a programação é das 9h às 12h e das 15h às 18h. No dia 31 (domingo), das 9h às 12h.

Nadando em casa e diante da torcida, os paratletas praianos buscarão mais um título do Circuito para o Praia. Alguns buscarão o índice mínimo estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para disputar as fases nacionais. Outros já possuem vaga nas fases nacionais, mas participarão da regional Centro-Leste para entrar em ritmo de competição. É o caso do praiano Ruan Souza, nadador da classe S10, medalhista de bronze nos Jogos do Rio no revezamento 4x100m medley masculino. “Nadarei o regional para entrar em clima de competição, para me preparar para o Open, meu principal evento neste primeiro semestre. Pelo fato de o Regional ser aqui em Uberlândia, isso me possibilitou participar e poder fazer uma preparação melhor neste início de temporada”, disse o atleta.

Dentre os nomes que buscarão títulos ao Clube também estão os praianos Ana Paula Fernandes, Filipe Esteves, Gabriel Melone, Jenifer Rocha, Lucas Teodoro e Pamella Andrade. Com uma equipe rejuvenescida e mais forte, Alexandre Vieira, técnico praiano há uma década, está confiante. “2019 começou com algumas mudanças no grupo e diversas convocações para as Seleções. Acredito na capacidade de cada integrante da equipe. Na CT, contamos com a corredora praiana Ariadenes, que tem muita sede de vitória. Os predicados dela vão agregar muito ao grupo”, destacou Vieira.

O técnico fez, ainda, uma breve síntese do que ele espera desta primeira competição na atual temporada. “A expectativa é a melhor possível. Em casa, buscaremos o bicampeonato do Regional Centro-Leste. Em 2018, faturamos seis troféus. Pelo naipe feminino, destaco a Pamella Andrade, recém-chegada e que tem enorme potencial. Já no masculino, ressalto o novato Gabriel Melone, jovem e promissor. Os treinamentos estão intensos e os atletas muito bem preparados”, finalizou.

O Circuito

Este será o terceiro estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A segunda fase ocorreu em João Pessoa, Paraíba, de 14 a 17 de março. Haverá ainda a fase regional Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril.

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. É o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros.

Futuro

E a Equipe Paralímpica não para por aí! Ainda no primeiro semestre, os liderados do técnico Alexandre têm pela frente o Open Internacional Loterias Caixa, de 23 a 28 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (SP). No QG Paralímpico, de 9 a 11 de maio, ocorre o Circuito Brasil Loterias Caixa – 1ª Fase Nacional.

*Com CBP