Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Praia encerra Agenda Ambiental de 2016 e projeto #Gota’água

04/02/2021 18:50 - Atualizado em 04/02/2021 18:50

Evento realizado no domingo (27) reuniu público no Recanto do Samba

Em novembro o projeto Bio Praia celebrou a última Agenda Ambiental de 2016. O evento, que aconteceu no domingo (27), teve dois propósitos: a comemoração ao Dia do Rio e a conclusão do projeto #Gotad’água. O Recanto do Samba recebeu diversos associados e convidados para prestigiar exposição de desenhos, premiações e mais.

O local recebeu exposição dos desenhos e poesias elaborados pelos alunos das escolas Estaduais participantes da Campanha #Gotad’água. Às 10h30 houve a abertura do evento, com divulgação dos vencedores dos Concursos de Desenho e Poesia. Em seguida, autoridades e pesquisadores convidados pelo Clube discursaram sobre o tema Água.

O diretor do Instituto de Geografia da UFU, professor doutor Cláudio di Mauro, discursou no evento e reforçou sobre a importância do público-alvo do projeto. “Estou absolutamente convencido de que toda educação deve começar com os pequenininhos. Eles têm um espírito de formação e uma capacidade extraordinária de interferir na ação dos adultos. Agora, elas estão agindo em relação à água e ao meio ambiente. Por isso, esse trabalho que o Praia fez de ir às escolas e, principalmente, de inserção à comunidade dentro do Clube, é importante porque cria novos hábitos, uma nova cultura. A educação transformadora é aquela que mexe com as culturas, faz com que as pessoas percebam que precisam avançar e agir de uma maneira mais solidária e fraterna – e o Praia ofereceu essa oportunidade”, comentou.

Quem também prestigiou a ação no Recanto foi a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Sandra Giroldo Modos. Segundo ela, é uma alegria poder contribuir com o resultado final da campanha. “Quando o Praia procurou a Superintendência, não imaginávamos que o projeto teria essa dimensão. Depois, foi magnífico acompanhar todo processo desenvolvido e a ação pedagógica do Clube dentro das escolas. Percebemos o envolvimento de todos os alunos nas dinâmicas e ouvimos depoimentos de diretoras muito satisfeitas e felizes, pois foi ‘plantada uma sementinha’ e eles farão a diferença!”, comentou.

Durante a realização do evento, os praianinhos e participantes da celebração puderam visitar estandes com atividades lúdicas. Uma delas foi a oficina Capa de Caderno, com o tema Rio. Outra foi a exposição ‘Nosso olhar de gigante de pequenos organismos no Rio Uberabinha e sua importância para a natureza’, com a Minas Bio – Empresa Júnior do curso de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O professor doutor Kléber Del Claro, diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reforçou a importância da ação do Clube. “O que o Praia está fazendo hoje é uma prestação de serviço não só para a comunidade, mas para a humanidade – e não estamos sendo pretensiosos falando isso. A água é nosso bem mais precioso, sem ela não existe vida. E essa ação do Praia, por meio da educação e envolvimento com o Ministério Público e da Universidade, é de fundamental importância. Uma criança bem conscientizada sobre a importância da água e da proteção do meio ambiente será um adulto com uma mente saudável, ou seja, que replicará esse conhecimento e não usará a água de forma irresponsável. Portanto, o Praia está de parabéns pela atitude!”, afirmou.

Campanha #Gotad’água

O Praia Clube, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e com a Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, lançou a campanha #Gotad’água em agosto de 2016. O objetivo é alertar sobre o Uso Racional e Sustentável da Água.

Durante quase 40 dias de visitação – a primeira aconteceu no dia 22 de agosto -, a turma do #Gotad’água percorreu 13 instituições da cidade e interagiu com mais de 3500 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental de Uberlândia. A equipe, formada pelo praianinho, pela pedagoga do Clube, um jornalista, técnico de som e monitores da Brinquedoteca praiana, plantou em cada um dos estudantes a sementinha do consumo consciente e sustentável da água.

“O Ministério Público acredita nesse formato, ou seja, que vamos mudar a realidade investindo na educação das nossas crianças. Ficamos extremamente felizes com a conclusão que estamos vendo hoje do projeto #Gotad’água, porque houve uma mobilização de mais de 2.500 alunos das escolas públicas. Tenho certeza que essas crianças, agora com os conhecimentos ofertados pelo Praia, irão se transformar em agentes de proteção ambiental. O Ministério Público tem a função bem posta na Constituição que é da defesa do ordenamento jurídico. Então para se cumprir a lei, é preciso que as pessoas se convençam que é bom cumpri-la, e esses eventos proporcionam isso. Assim, deixamos claro à criança que vai se transformar em um adulto que a lei que protege o meio ambiente é uma lei boa, então deve ser cumprida”, explicou o promotor de justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Alberto Valera.

Concurso e Vencedores

Durante as visitas do projeto, além das dinâmicas, foi distribuída uma cartilha aos participantes. Nela, foi proposto um concurso de desenho e poesia. O ilustrador que fizesse o melhor desenho e o escritor que produzisse o melhor poema com o tema relacionado ao que foi abordado durante a visita, ganharia o direito de passar uma tarde no Praia Clube junto com toda a sua classe. Apenas um poema e um desenho de cada ano foram premiados.

Na manhã do domingo, foram conhecidos todos os vencedores. O estudante Luan Alves Pimentel de Matos, da Escola Estadual Sete de Setembro, foi o vencedor dentre todos os primeiros anos participantes. Já o melhor desenho entre todos os segundos anos foi para Sarah Evellyn Cândido Menezes, da Escola Estadual 13 de maio.

O melhor desenho dos terceiros anos foi de Vitor Fernandes Mendes, da Escola Estadual Enéias Vasconselos. Já a vencedora do quarto ano foi Louise Cristine Pereira de Jesus, da Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa de Souza. Concluindo os prêmios do concurso de desenhos, o vencedor do quinto ano foi Gabriel Ferreira Prado, da Escola Estadual 13 de maio. Todos os vencedores poderão visitar o Clube com os colegas de sala em um passeio agendado posteriormente.

Quanto à premiação do poema, a vencedora foi a estudante do sétimo ano da Escola Estadual Cidade Industrial, Emilly Receba. O título do poema foi ‘A água’. A gerente de Meio Ambiente do Praia, Sara Hatem, comemorou o sucesso do projeto e agradeceu a todos os parceiros. “Quando iniciamos o projeto #Gotad’água não imaginávamos que teria tamanha adesão por parte das escolas e dos alunos. Começamos pequeninhos, contatando a Superintendência de Ensino. Por meio dela, marcamos reuniões com diretores das escolas para sugerir toda programação sem alterar o cronograma de execução das escolas. Ao mesmo tempo, já entramos em contato e combinamos todos esses processos com nossa equipe. Tenho que mencionar e agradecer à pedagoga do Clube, Lílian Machado, que tomou frente e foi o ‘rosto’ do Praia junto às escolas. Por trás disso, estávamos nós providenciando toda organização para poder realizar esse evento de conclusão da campanha. A Diretoria praiana também deu todo apoio para que o projeto pudesse acontecer. Então, não medimos esforços e nosso quadro de colaboradores foi inteiramente disponibilizado. É importante ressaltar que existe uma grande equipe que trabalhou e favoreceu para que desse tudo certo, principalmente no dia de hoje”, finalizou.