Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Psicóloga faz palestra sobre Estilos Parentais no Clube

28/01/2021 18:46 - Atualizado em 28/01/2021 18:46

Ação aconteceu no sábado (10), na Brinquedoteca

A tarde de sábado, dia 10 de setembro, foi diferenciada para alguns pais praianos. O motivo foi a realização da palestra ‘Estilos Parentais’, ministrada pela psicóloga clínica Laís Vieira. O evento reuniu praianos na Brinquedoteca. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer e entender sobre estilos de criação das crianças.

O encontro começou às 14h30. Ao longo da tarde, Laís apresentou o assunto e discorreu sobre os estilos parentais. “O intuito é conversar sobre as práticas educativas que os pais utilizam para impor limites e transmitir valores aos filhos. É uma palestra que abrange orientações para pais de crianças de 0 a 15 anos de idade, inclusive para pais de adolescentes. É, também, uma palestra objetiva e que faz os pais refletirem no modelo parental que eles têm transmitido aos filhos”, comentou a psicóloga.

Em um papo descontraído, a profissional mostrou diversas questões que envolvem a educação das crianças. O assunto foi voltado para os pais buscarem autoconhecimento e poderem identificar os estilos parentais que adotam. Os presentes aprenderam, por exemplo, os ônus e bônus dos diversos estilos parentais, como o autoritário, permissivo, negligente e participativo.

Ainda segundo a psicóloga, as dicas independem da formação familiar. “Quando falamos de estilos, estamos abordando a transmissão de valores, autoridade e todas as questões que envolvem a educação das crianças. É direcionada ao pai, à mãe, ou quem ocupe essa figura. Independente da configuração familiar, cada um transmite o modelo de referência aos filhos, e é sobre essa referência que discutimos”, disse.

Ao final da palestra, a profissional deu espaço para perguntas. Os praianos puderam relatar sobre experiências pessoais e como prosseguir em diferentes ocasiões. Quem aproveitou o momento para compartilhar sua experiência foi a associada Juliana Freire Cassiano. Ela tem dois filhos, o Samuel, de 4 anos, e a Pietra, de 9 meses.

“Após assistir a palestra, percebi que vivencio no meu dia-a-dia várias situações que a psicóloga expôs. Tento seguir mais o estilo participativo, de brincar, ensinar e fazer junto às crianças. E considero que o grande segredo é desenvolver a paciência para poder aplicar todos os ensinamentos na nossa rotina e nos momentos de conversa com os filhos”, concluiu.