Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Notícias

Tradicional competição ocorreu no litoral de SP

27/01/2021 16:17 - Atualizado em 27/01/2021 16:17

Foi a 1ª Etapa do certame nacional na temporada

O município de Caraguatatuba (SP) recebeu, no último sábado (5), a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon 2017. Na oportunidade, o Praia Clube foi representado pelo experiente atleta Roberto Carlos Silva. No litoral paulista, os competidores percorreram 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. O Campeonato tem a chancela da Confederação Brasileira de Triathlon e Paratriathlon (CBTri).

O vitorioso atleta bem que tentou ficar com o título, mas encerrou a disputa em segundo lugar. “O objetivo era trazer o título; afinal, fui vice-campeão dessa mesma etapa em 2015 e 2016. Os adversários, no entanto, estão cada vez mais qualificados e preparados. Não há tempo para lamentações, retorno a Uberlândia (MG) para iniciar as sessões de treino visando a 2ª etapa do Brasileiro, que será realizada em outubro, na cidade de Maringá (PR). Vou treinar com bastante afinco nessas semanas que antecedem a prova para brigar pelo tetracampeonato nacional. Para isso, precisarei vencer no interior paranaense”, projetou.

*Neste ano, Roberto Carlos passou a integrar a categoria PTS4 (deficiências moderadas), que inclui atletas com comprometimentos como: deficiência nos membros, hipertonia, ataxia e/ou atetose, carência de força muscular e amplitude de movimentos diminuída, entre outros. As condições de saúde comuns podem incluir amputado abaixo do joelho, amputado abaixo do cotovelo e paralisia cerebral leve. Nas etapas de ciclismo e corrida, atletas amputados podem utilizar próteses ou outros dispositivos de apoio aprovados. Enquadram-se, nesta categoria, os atletas que obtiverem uma pontuação entre 980,0 e 1.091,9 pontos na avaliação de classificação.

Foto matéria: Federação Paulista de Triathlon