Competição ocorreu entre os dias 26 e 30 de abril, com dupla Duda e Ana Patrícia no pódio
O Praia Clube foi novamente palco de um dos principais torneios internacionais do Circuito Mundial de vôlei de areia, o Beach Pro Tour Elite 16 – etapa Uberlândia, na última semana. Reconhecimento internacional, elogios dos melhores atletas do mundo e show dentro e fora das quadras tornaram o evento completo.
Com cinco das 15 quadras em conformidade com as normas internacionais na Unimed Arena, complexo de esportes de areia do clube, o Praia sediou a competição pelo segundo ano consecutivo. Com shows e muita animação, o evento foi um sucesso entre a torcida e os atletas.
As areias do Praia Clube viram a dupla número 1 do mundo, Duda e Ana Patrícia, subiram ao pódio. As atletas do Praia conquistaram a medalha de bronze diante das americanas Hughes e Cheng, por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/13. Com esse resultado, Duda/Ana Patrícia permanecem absolutas na liderança do ranking mundial.
A outra dupla do Praia Clube, formada por Tainá e Victória, 24ª melhor equipe do mundo, garantiram a 13ª posição no campeonato.
Nos dois naipes, o resultado final foi inesperado: Nuss e Kloth, dos EUA, venceram de virada as australianas Mariafe e Clancy, por 2 sets a 1. No masculino, os tchecos Perusic e Schweiner derrotaram os campeões olímpicos Mol e Sorum, da Noruega, pelo mesmo placar.
Outras duplas brasileiras também disputaram a etapa, mas pararam pelo caminho: no masculino, Guto e Pedro Solberg e Vitor Felipe e Renato alcançaram a fase de grupos, enquanto André e George chegaram até o Round of 12. No feminino, Andressa e Vitória também foram aos grupos, e Carol Solberg e Bárbara avançaram até as quartas de final da competição.
Praia Clube é pioneiro no vôlei de praia
Durante o evento, o Praia Clube tornou-se o primeiro clube do mundo reconhecido como Centro de Excelência de Vôlei de Praia pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A conquista é o reconhecimento de um projeto que começou em 2022, tornando o Praia pioneiro no âmbito do voleibol de areia nacional e internacional.
“Queremos trazer as equipes de fora para treinarem aqui, fazerem convênios, virem fazer campings aqui no Praia Clube, jogos com nossas equipes, e cada vez mais fortalecer o vôlei de praia a nível mundial”, ressaltou o presidente do Praia Clube, Guto Braga.
Com uma estrutura grandiosa e muito elogiada por diversos atletas, o reconhecimento do Praia Clube marca uma nova era para o voleibol de praia brasileiro e mundial, elevando ainda mais o patamar do clube no cenário internacional.
“Esse é um centro de excelência que o mundo inteiro vai querer copiar, e o Praia está sendo pioneiro nessa trajetória da evolução do voleibol mundial”, disse o embaixador da FIVB, Giba.
Além do presidente do Praia e do campeão olímpico e embaixador da FIVB, Giba, outros nomes importantes do esporte nacional e internacional marcaram presença: o presidente da Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV), Marco Túlio, o gerente-executivo da CSV, Marcelinho, o presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes, entre outras autoridades.
“Nós entendemos que o vôlei de praia precisava do apoio de um clube para voltar a crescer no Brasil. Construímos um Centro de Excelência com 15 quadras que servem tanto para o voleibol, quanto para beach tennis e futevôlei. E é isso que queremos: é fazer o vôlei de praia no Brasil voltar a ser grande, estando sempre entre os protagonistas a nível mundial e ao nível olímpico”, finalizou o presidente do Praia.
Estrutura muito elogiada
Os elogios ao Praia Clube foram recorrentes. Atletas, comissões técnicas e torcedores elogiaram bastante a estrutura do clube como um todo, desde as quadras de treino e de jogo, até as piscinas presentes no complexo do clube.
O norueguês Christian Sorum, prata nesta etapa e melhor dupla do mundo ao lado de Andy Mol, destacou o quão bom é o Praia Clube em todos os setores.
“A primeira vez que vim foi no ano passado e pensei ‘wow, isso é incrível’. Estamos muito invejados dos brasileiros terem um clube como o Praia, porque ele possui uma estrutura que todos os países deveriam ter”, disse o atual campeão olímpico e mundial Sorum, que completou:
“Com certeza é o melhor deles (clubes no Brasil). É muito bom ter um clube desses, tão bom para esportes, tão bom para as crianças, que ficam correndo e brincando por aí, se divertindo”.
Carol Solberg, que é a terceira colocada do ranking mundial ao lado de Bárbara, também elogiou o clube e a torcida.
“Você sente pela energia que toda a galera gosta de vôlei, e a infraestrutura é maravilhosa: tem comida boa, o clube é lindo, cheio de árvores… Comentamos disso ano passado, porque a ideia de jogar em um clube era estranha, mas quando viemos para cá, adoramos”, disse a brasileira.
O complexo de esportes de areia do Praia Clube conta com 15 quadras, sendo 5 em conformidade com as regras internacionais do vôlei de praia. Para o Elite 16, uma megaestrutura foi montada, com arquibancada, stands, bares, palco para shows, entre outros.
Fundado em 1935, o Praia conta com uma área de 301 mil m², mais de 600 colaboradores e mais de 55 mil associados.
Beach Pro Tour – Elite 16
A competição ocorreu entre quarta-feira (26) até domingo (30), no Praia Clube, em Uberlândia/MG. A competição Elite 16 é o nível mais alto do Beach Pro Tour, com as 16 melhores equipes (feminina e masculina) do mundo e, neste ano, reuniu atletas de 19 nacionalidades. Pela segunda vez consecutiva, o Praia Clube sediou uma etapa do circuito Mundial de Vôlei de Praia e atualmente é o único host brasileiro do Beach Pro Tour – Elite 16.
Confira como foram todos os jogos do Beach Pro Tour Elite 16 – Uberlândia: https://en.volleyballworld.com/beachvolleyball/competitions/beach-pro-tour/2023/elite16/uberlandia-bra/schedule/
Matéria produzida em colaboração dos alunos do jornalismo da UFU e Esamc, sob supervisão do Praia Clube.





