Marta Sobral estreita relações com Clube de Uberlândia e visita instalações do Núcleo de Base de vôlei de praia
Marta Sobral, medalhista olímpica de basquete e Secretária Nacional do Esporte de Alto Desempenho, esteve em Uberlândia no último fim de semana para uma agenda intensa de compromissos. Um deles foi a visita ao Praia Clube, primeiro clube do mundo a ser oficialmente reconhecido como Centro de Excelência em Vôlei de Praia pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Durante a visita, de sexta-feira (19) a domingo (21), Marta Sobral se reuniu com o presidente do Praia Clube, Guto Braga, o presidente da Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV), Marco Túlio Teixeira, o presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Tomás Mendes, e demais autoridades do esporte local e sul-americano. Além disso, acompanhou a etapa final do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, que ocorre neste fim de semana, e visitou as instalações do Núcleo de Base do Vôlei de Praia no Clube.
Os Núcleos de Base são implantados pelo Governo Federal em vários estados, em diferentes municípios, desde 2020. A estrutura do projeto tem como base diversos eixos que são trabalhados para que os atletas mais jovens possam contar com a melhor estrutura física e multidisciplinar possível para treinar e competir.
Uberlândia foi a cidade escolhida para o Núcleo de Base do Vôlei de Praia, em um acordo entre Praia Clube, Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel)/Prefeitura de Uberlândia e Federação Mineira de Vôlei (FMV).
Ex-atleta, Marta Sobral era pivô da chamada “era de ouro” do basquete feminino. Foi medalha de ouro nos Pan-Americanos de Havana, em 1991, prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. A Secretária Nacional ficou na cidade até domingo (21).
Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia
A final do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia é organizada pela Confederação Sul-Americana de Vôlei, juntamente com a Federação Mineira de Vôlei e o Praia Clube. Essa é a segunda vez que o Praia sedia a etapa final do Circuito.
A competição tem apoio importante do Governo Federal, através do Ministério do Esporte. Além disso, conta com o patrocínio de: Hydrata, Banana Boat, Brasal, Sankhya, Uniube e PneuBarato.
Simultaneamente ao Sul-Americano, ocorreu no complexo de esportes de areia do Praia Clube o The Music Beach, tradicional evento de beach tennis que terá mais de 800 jogos em quatro dias de competição.
Núcleos de Base
Em linhas gerais, os Núcleos de Base visam aumentar o nível técnico dos atletas; capacitar treinadores e demais profissionais envolvidos; difundir as modalidades para que mais jovens comecem a praticá-las; garantir o acesso a instalações e equipamentos adequados para treinamento; proporcionar participação em competições do calendário internacional; e garantir que os atletas das categorias de base tenham um treinamento que se aproxima da rotina dos atletas profissionais, mantendo-os sempre motivados.






