LOGIN

Prova em águas abertas ocorre de 4 a 6 de dezembro

29 de janeiro de 2021

O nadador projeta a travessia do Canal da Mancha para 2023

O experiente nadador Hugo Burgos será o primeiro mineiro a participar do desafio Amazon Challenge. Ele nadará 18 quilômetros pelas águas do Rio Negro, começando pela Praia do Tupé até a Praia da Ponta Negra, em Manaus (AM).

Com várias provas na carreira, já nadou duas vezes a Travessia Almirante Tamandaré ficando em 5° geral, em 2016, e 2° na categoria, em 2017. Além disso, já nadou o Aquaman Capitólio (7k) e Aquaman Caraguatatuba (7k), em 2019. Ele estará na capital amazonense entre os dias 4 e 6 de dezembro.

A prova

A largada da prova será na Praia do Tupé, às 6 da manhã. O atleta/equipe de revezamento será acompanhado por um barco escolta durante todo o percurso. Na embarcação, será permitida a presença do piloto, do observador oficial e um técnico/responsável indicado pelo atleta/revezamento.

O piloto, o observador e a embarcação serão disponibilizados pela Organização do evento, todos devidamente registrados e certificados em relação às normas exigidas pela legislação brasileira em vigor no momento do nado.

O atleta poderá receber alimentação e/ou orientação de seu acompanhante ou demais membros embarcados da sua equipe, desde que não receba qualquer auxílio à flutuação ou ao seu deslocamento.

A alimentação deve ser passada ao atleta “mão em mão” ou com o uso de vara de alimentação. O nado possui tempo limite de 12 (doze) horas, pois deve ser realizado durante o dia, com luz natural.

Recorde 2020 (até o momento)

No dia 25 de setembro, o ultramaratonista Vitor Gadelha, de 23 anos, tornou-se o primeiro nadador a concluir o desafio dos 18k entre a Praia do Tupé e a Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus (AM). O desafio faz parte do Amazon Challenge, prova realizada de forma individual para nadadores de águas abertas.

Além do pioneirismo nos 18k, Vitor também já havia feito história ao tornar-se o primeiro atleta a nadar os 30k, que tem largada na Praia do Açutuba, no município de Iranduba e chegada na Praia da Ponta Negra.

O nadador amazonense largou para o desafio às 7h13. A prova estava prevista para começar às 6h, mas acabou atrasando por conta da chuva. Mesmo com o rio “mexido”, Gadelha completou o percurso em 3 horas 54 minutos e 44 segundos.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA