LOGIN

No Praia Clube, Brasil é campeão do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 21/22

17 de maio de 2022

O Brasil é o campeão feminino e masculino da temporada 21/22 do Circuito Sul-Americano. Em Uberlândia (MG), André/George e Duda/Ana Patricia conquistaram a medalha de ouro do torneio Finals, que encerrou a temporada, e garantiram o título geral para o país nos dois gêneros. Elize Maia e Thâmela ainda ganharam a prata no torneio feminino, e Bruno Schmidt e Saymon ficaram com o terceiro lugar na disputa masculina no Praia Clube.

No Circuito Sul-Americano, as duplas somam pontos para o país, e apenas a pontuação da parceria de melhor desempenho na etapa é levada em conta para o ranking da competição. Com os títulos em Uberlândia, o Brasil chegou a 1460 pontos no ranking feminino, contra 1240 da Argentina e 1180 do Paraguai. No masculino, a disputa foi mais equilibrada, com as duplas verde-amarelas ultrapassando as argentinas no último torneio: 1400 a 1300 a favor dos brasileiros. O Chile foi o terceiro, com 1210.

Ao todo, o Brasil subiu ao pódio 13 vezes nas sete etapas da temporada. Além das medalhas em Uberlândia, o país conquistou ouro com George e André Stein, e bronze com Thâmela/Elize Maia na primeira etapa, em Santiago (CHI), ainda em 2021. Adrielson e Arthur Mariano ganharam o ouro na segunda etapa, em San Juan (ARG); e Ângela e Neide venceram a terceira etapa, em Montevidéu (URU); na quarta parada do Circuito, em Viña del Mar (CHI), Tainá e Victoria ganharam o título, e Bruno Schmidt/Saymon, o bronze. Thâmela e Elize Maia conquistaram a quinta etapa em Mollendo (PER), e Vitor Felipe e Renato ficaram com a prata, mesma colocação de Josi Alves e Carol Goerl em Cochabamba (BOL).

A medalha de ouro de André e George em Uberlândia foi suada. Na decisão, eles venceram os primos chilenos Esteban e Marco Grimalt por 2 sets a 1, de virada: parciais de 25/27, 21/16 e 15/11. Na disputa pelo bronze, Bruno Schmidt e Saymon garantiram o terceiro lugar com uma vitória por 2 sets a 0 (27/25 e 21/16) sobre Hannibal/Cairus (URU).

No torneio feminino, a final verde-amarela teve vitória de Duda e Ana Patricia por 2 sets a 0, parciais de 22/20 e 21/15, sobre as compatriotas Elize Maia e Thâmela. As argentinas Gallay e Pereyra ficaram com o bronze.

– A cada campeonato a gente vê a evolução do time e nossa meta é essa. Antes de pensar em resultado, em vencer, pensamos em construir a identidade do nosso time. E a cada jogo estamos conseguindo alcançar esse resultado – afirmou Ana Patrícia.

Além de definir os campeões da temporada do Circuito Sul-Americano, a etapa em Uberlândia também contou pontos para o ranking que define os participantes do Campeonato Mundial de Roma, principal competição de vôlei de praia da temporada, que acontece de 10 a 19 de junho. Cada país classifica até quatro duplas de cada gênero que estiverem entre as 25 primeiras do ranking Federação Internacional no próximo dia 23.

Créditos: CBV

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA