Equipe Praiana conquistou o título de forma invicta
Sem perder uma partida sequer, atuações convincentes, dono da defesa menos vazada (com apenas 4 gols sofridos) e do melhor ataque da competição (com 31 gols marcados), o Praia Clube/Colégio Nacional conquistou o título da Taça Brasil de Futsal Sub-17. A equipe praiana confirmou os 100% de aproveitamento na competição ao derrotar o Sport Club do Recife, no último sábado (13), por 5 a 1, no ginásio do Centro Esportivo do Santos Dumont, na capital pernambucana. Os gols do triunfo foram assinalados por Neto (2), Ostinha, Natan e Hugo, enquanto Deyvson descontou para o Leão da Ilha. Esta é a segunda vez que o time aurinegro é campeão da Taça Brasil Sub-17. Antes, havia faturado o ‘caneco’ em 2013 e ainda foi vice em 2018.
O jogo
O domínio foi dos visitantes na etapa inicial com controle e mais posse de bola. Foi assim que o Praia Clube obrigou Léo, do Sport, a fazer grandes defesas. Quando o goleiro rubro-negro não salvou, o lance parou na trave. O Leão tentou equilibrar as ações com o decorrer do tempo, mas esbarrou na forte marcação mineira. O artilheiro Deyvson até tentou, porém, não conseguiu dar vantagem aos pernambucanos e, assim, ninguém balançou as redes até o intervalo.
O bom desempenho do Praia deu resultado assim que a bola voltou a rolar na volta do intervalo. Após boa jogada de Hugo, Neto recebeu na entrada da área e finalizou para abrir o placar: 1×0. Mesmo em vantagem, os mineiros seguiram na pressão e ampliaram o marcador em um golaço outra vez de Neto num arremate do meio da quadra. Sem chances para o goleiro Léo.
Ao Sport só restou a opção de ir para cima do adversário de qualquer forma. A tentativa surtiu efeito e Deyvson, artilheiro da competição com nove tentos, diminuiu o placar para 2×1. No entanto, nem deu tempo para comemorar. Para evitar qualquer susto e confirmar o título, o elenco preto-amarelo marcou três gols em sequência com Ostinha, Natan e Hugo e levantou o troféu da Taça Brasil Sub-17 após o apito final.
A campanha do Praia Clube/Colégio Nacional até o título foi irretocável. Na primeira fase, o time venceu os cinco adversários, incluindo o Sport, na última rodada, por 2×0. Já na semifinal, diante do São José-SC, a equipe não tomou conhecimento e goleou por 4×0. Na grande decisão, mais um resultado expressivo por 5×1. Tudo isso fruto de uma estratégia coletiva montada pelo técnico Marcelo Duarte, o Morcego e os atletas.
“Estávamos treinando em Uberlândia (MG) com a base saindo de cinco em cinco minutos. Era uma estratégia boa, mas os atletas pediram para fazermos de três em três minutos e deu certo aqui. Sem desmerecer o Sport, que tem uma grande equipe, mas o nosso plano foi eficiente e venceu a equipe que estava mais descansada. Foi uma grande conquista”, pontuou o comandante.
Números da XI Taça Brasil de Futsal Sub-17
Jogos realizados: 28
Total de gols: 171
Média de gols por partida: 6,10
Melhor ataque: Praia Clube com 31 gols
Melhor defesa: Praia Clube com 4 gols sofridos
Artilheiro: Deyvson com 9 gols
Prêmio Fair Play: Praia Clube
Campanha do Praia Clube
1ª FASE
CADET-RN 0 x 4 Praia Clube/Colégio Nacional
Praia Clube/Colégio Nacional 3 x 2 Londrina-PR
Limoeiro-CE 1 x 3 Praia Clube/Colégio Nacional
Marroia-TO 0 x 10 Praia Clube/Colégio Nacional
Sport-PE 0 x 2 Praia Clube/Colégio Nacional
SEMIFINAL
Praia Clube/Colégio Nacional 4 x 0 São José-SC
FINAL
Praia Clube/Colégio Nacional 5 x 1 Sport-PE
* Com futsalpe.com.br









