LOGIN

Praia Clube 2022: relembre conquistas e campanhas no esporte de alto rendimento

20 de dezembro de 2022

Uma temporada de grandes conquistas, pódios e boas campanhas no alto rendimento. Tudo isso consolida a força do Praia Clube nas mais diversas modalidades esportivas no cenário nacional e internacional.  Relembre alguns resultados em 2022 no vôlei, vôlei de praia, natação, futsal, beach tennis, basquete, handebol, karatê, halterofilismo paralímpico, tiro esportivo e wakeboard.

Vôlei de quadra feminino

O Dentil Praia Clube finalizou outra boa temporada de calendário cheio. Fechando 2021/22, a equipe comandada pelo técnico Paulo Coco foi vice-campeã da Superliga, com jogos da final disputados em Brasília, em abril, e também foi vice-campeão Sul-Americano em casa, em maio. Antes, em janeiro, o Dentil também disputou a Copa do Brasil, mas parou na semifinal.

Começando a temporada 2022/23, já sem a capitã Walewska, que se aposentou vestindo as cores praianas, o Dentil Praia Clube foi vice do Campeonato Mineiro e fechou o ano invicto e na ponta da primeira fase da Superliga.

Em dezembro, disputou o Mundial de Clubes Feminino pela quarta vez na história do projeto.

Vôlei de quadra masculino

Uma parceria que reuniu duas potências do vôlei nacional: Praia Clube e Sada Cruzeiro. Neste ano de 2022, disputou a Superliga B, fez uma grande campanha, alcançou o vice-campeonato e garantiu o acesso à elite do vôlei nacional.

Comandados pelo técnico Kadylac, que também é treinador da seleção brasileira sub-19, o Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari debuta na Superliga A. O time treina e usa as estruturas do Praia Clube e joga em Araguari.

Vôlei de Praia

O Praia Clube é o primeiro clube do mundo a adotar uma dupla de vôlei de praia em um ciclo olímpico e oferecer uma estrutura completa para treinamento e jogos. O projeto pioneiro rendeu grandes frutos logo no primeiro ano.

Contratada no início de 2022, a dupla do Praia Clube, Duda/Ana Patrícia, que voltou a jogar junta neste ano, foi campeã do Sul-americano disputado em casa, da Copa do Mundo, em Roma, na Itália, e venceu etapas importantes do Beach Pro Tour Elite 16: Suíça e Brasil (disputada no Praia Clube). A dupla praiana fechou a temporada como número 1 do mundo.

A outra dupla feminina do Praia Clube, Tainá/Victória, também fez bonito. Venceu uma etapa do Circuito Brasileiro, subiu ao pódio em outras e fechou a competição na terceira colocação. Elas também conquistaram uma etapa do Sul-Americano, disputada no Chile, e participaram de outras etapas do Beach Pro Tour Elite 16.

No decorrer de 2022, o Praia Clube também acertou com uma dupla masculina. O campeão olímpico Bruno Schmidt e o campeão mundial militar Saymon representaram o clube no Circuito Brasileiro e mundial.

Futsal

O Praia Clube Futsal disputou a Liga Nacional de Futsal pela terceira vez seguida em 2022. Na principal competição do ano, a equipe liderada pelo treinador Alemão fez a quarta melhor campanha na primeira fase, mas parou nas oitavas. Na classificação final, terminou em 10º.

Na Copa do Brasil, uma campanha inédita, ao avançar até a quartas de finais da competição. O time também entrou em quadra em outra importante disputa neste ano, a Taça Brasil.

Fechando a temporada, um caneco invicto. Foi campeão do Campeonato Mineiro Estadual pela quinta vez na história, a segunda seguida.

Natação Paralímpica

A Equipe de Natação Paralímpica do Praia Clube cresceu muito em 2022, com um número maior de atletas e comissão técnica. Campeões olímpicos e mundiais levaram o nome do Praia Clube ao pódio em diversas oportunidades.

Liderados pelo treinador Alexandre Vieira, os atletas fizeram história no Mundial de Paranatação 2022, na Ilha da Madeira, em Portugal. Na principal competição do ano, disputada em junho, conquistaram 19 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e oito de bronze, e muitos recordes mundiais.

Além disso, foram inúmeras medalhas em competições nacionais e internacionais, como na Copa do Mundo, com dois ouros, uma prata e um bronze.

Natação convencional

Muitos pódios e marcas importantes na natação convencional em 2022, nas categorias Petiz, Infantil, Juvenil e Júnior.

O Praia Clube finalizou o ano como a 15ª melhor equipe do país, se destacando em todas as categorias com medalhas e finais. No Brasileiro absoluto (acima de 20 anos), a equipe também alcançou finais com atletas da categoria de base.

A equipe praiana teve três atletas medalhistas no Brasileiro e um atleta petiz medalhista no Sudeste (torneio mais forte do país nesta faixa etária).

Em todos os campeonatos de seleção estadual, o Praia bateu recordes de atletas convocados na história do clube. Além disso, os técnicos Daniel Cunha e Mairo Hélio também foram convocados.

A natação do Praia Clube também manteve a tradição de ser a equipe mais eficiente nos Campeonatos Mineiros, com diversos atletas sendo índices técnicos (prova mais forte do campeonato) e atletas mais eficientes (que marcaram mais pontos em toda a competição).

Beach Tennis

O número 1 do Brasil de beach tennis, André Baran, é atleta do Praia Clube. Desde o início da parceria firmada em 2022, muitos títulos, pódios e representações com a seleção brasileira.

Ao lado do parceiro francês Theo Irigaray, foi campeão do ITF BT 200 em Santos, do ITF BT 400 em Balneário Rincão e do Circuito Mineiro. Com a brasileira Rafaella Miller, foi campeão na mista do Sand Series, em Ilhas Reunion.

Já ao lado do russo Nikita Burmakin, atual parceiro, foi campeão do ITF BT 400 Valinhos, do ITF BT 400 Garopaba e do The Music Beach II, no Praia Clube.

Pela seleção brasileira, o atleta do Praia Clube foi campeão mundial na dupla mista, ao lado de Rafa Miller, na Itália, e também campeão sul-americano com Vini Font, na dupla masculina, e com Vitória Marchezini, na mista.

Além dessas conquistas, foi vice-campeão mundial pelo Brasil.

Todos os títulos e pódios somaram pontos para que André Baran chegasse ao posto de Top 3 no ranking mundial de BT em dezembro, a melhor marca da carreira.

Basquete

O Praia Clube/Gabarito iniciou a temporada 2022 com a disputa do Campeonato Brasileiro de Basquete (CBB), competição que dá vaga na elite do basquete nacional, o Novo Basquete Brasil (NBB).

Na fase de classificação, a equipe praiana fez a segunda melhor campanha e avançou aos playoffs. Nas quartas de final, ficou pelo caminho.

Na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição sub-22, o Praia Clube/Gabarito avançou com a quarta melhor campanha na primeira fase e ficou em terceiro no Grupo C da fase final. No geral, terminou como o oitavo melhor time do país na categoria.

No Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete 3×3, o Praia Clube/Gabarito conquistou o título na categoria sub-23.

Handebol

Com a chegada do coordenador Morten Souback, o handebol do Praia Clube tomou novo rumo. Morten, que foi campeão mundial como treinador da seleção brasileira feminina em 2013, tem a missão de desenvolver o handebol da base ao alto rendimento pelos próximos dois anos, junto a escolas e times parceiros do projeto.

No adulto masculino, o Praia Clube/Colégio Nacional/Lot. Monte Hebron foi campeão mineiro e ainda teve dois atletas na seleção do campeonato.

Karatê

A equipe de alto rendimento do karatê Praia Clube/Takey colecionou medalhas em 2022, em disputas nacionais e internacionais. Confira alguns resultados:

Anna Prezzoti foi ouro no Sul-Americano sub-21 e sênior (ambos na categoria kumitê até 68 kg) e também campeã geral com a equipe feminina do Brasil. No Pan-americano, no Caribe, foi bronze. Anna também se tornou nove vezes campeã brasileira.

Bárbara Hellen foi bronze sênior no kumitê até 68kg no Sul-Americano e campeã geral com a equipe feminina do Brasil. Foi ouro no Pan, conquistando a sexta medalha dourada dela na competição.

Na etapa do Brasileiro de Karatê, disputada no Praia Clube, a equipe foi representada por 10 caratecas e somou um ouro, com Bárbara Hellen, e um bronze no kumitê e uma prata e um bronze no kata.

Halterofilismo Paralímpico

Uma importante marca foi conquistada na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, disputada em Dubai, nos Emirados Árabes. A atleta do Praia Clube, Tayana Medeiros, foi prata na categoria até 86kg e contribuiu para o ouro do Brasil no feminino por equipe.

Tayana também alcançou a melhor marca internacional da carreira e o recorde das Américas (129).

Tiro Esportivo

O tiro esportivo é uma modalidade olímpica (skeet olímpico) desde a primeira edição dos Jogos. E o Praia Clube passou a ter, a partir deste ano, uma equipe de tiro esportivo representando o clube em competições nacionais.

As conquistas vieram rápido, principalmente na etapa final do Campeonato Brasileiro, disputado no Rio de Janeiro, em novembro.

Na modalidade skeet olímpico, Thiago Correa do Carmo foi campeão Sênior B e campeão por Equipes; Tassio Garcia da Silveira foi campeão Light B; e Conrado Macedo de Sousa foi campeão Light A e campeão por Equipes.

Na modalidade Fossa Olímpica, o atleta Sérgio de Oliveira Barbosa foi segundo lugar e Camila Cosmoski foi campeã no Fossa Light e 1º lugar no ranking de qualidade, além do vice no Grand Prix. Tiago Lourenção levou o troféu de campeão na Classe C do Grand Prix.

Wakeboard

O atleta de wakeboard Pedro Henrique Cunha representou bem demais o Praia Clube em 2023. PH Cunha, como é mais conhecido, foi campeão brasileiro na categoria profissional.

Ao todo, foram cinco etapas, sendo a primeira on-line e quatro presenciais. Em diversas oportunidades, o atleta praiano levou também o troféu de melhor manobra da etapa.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA