LOGIN

Praia Clube 2023: relembre títulos marcantes no esporte de alto rendimento

27 de dezembro de 2023

Uma temporada de grandes conquistas – algumas delas inéditas –, pódios e boas campanhas no alto rendimento. Tudo isso reforça o trabalho do Praia Clube nas mais diversas modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas no cenário nacional e internacional. 

Relembre alguns resultados em 2023 no vôlei, vôlei de praia, natação, futsal, beach tennis, basquete, handebol, halterofilismo paralímpico, atletismo, tiro esportivo, entre outros.

Vôlei de quadra feminino

O Dentil Praia Clube fechou a temporada 2022/23 com dois bicampeonatos. O time comandado pelo técnico Paulo Coco conquistou o bi da Superliga e o bi do Sul-Americano. Antes, em janeiro, o Dentil também disputou a Copa do Brasil, mas ficou com o vice.

Começando a temporada 2023/24, o reformulado Dentil Praia Clube conquistou o nono título do Campeonato Mineiro, foi vice da Supercopa e defende o título da Superliga.

Em dezembro, a equipe disputou o Mundial de Clubes Feminino pela quinta vez na história do projeto, conquistando o quarto lugar.

Vôlei de quadra masculino

Depois de fechar a temporada 2022/23 em nono lugar na Superliga Masculina e ter disputado a Copa Brasil, a equipe do Araguari Vôlei, projeto que tem parceria com Praia Clube, Sada e Uberlândia Vôlei, segue forte para a temporada 2023/24. O time disputa a Superliga pelo segundo ano seguido.

Neste ano, sob comando do técnico Kadylac pelo terceiro ano seguido, que também é treinador da seleção brasileira sub-19, o Araguari conquistou o bronze no Sul-Americano Masculino de Clubes 2023 e o bronze Campeonato Mineiro 2023.

O time treina e usa as estruturas do Praia Clube e joga em Araguari.

Vôlei de Praia

A temporada 2023 do Vôlei de Praia do Praia Clube também foi vitoriosa. Duda e Ana Patrícia, dupla número 1 do mundo, conquistaram cinco das nove etapas do Beach Pro Tour Elite 16: Suíça, República Tcheca, Alemanha, França e Brasil, além de terem subido ao pódio em diversas outras oportunidades. A dupla do Praia Clube também conquistou o bronze no Beach Pro Tour The Finals, em Doha.

Além dessas conquistas, Duda e Pati levaram o ouro no Pan-Americano em Santiago, no Chile, foram vice-campeãs mundiais e conquistaram o título do Circuito Brasileiro, com oito ouros em nove etapas.

A outra dupla do Praia, Tainá e Vic, também foi bem no circuito mundial. Dentre as principais conquistas, o bronze no Challenge nas Filipinas, bronze na final do Circuito Sul-Americano, em Uberlândia, e o quinto lugar no Beach Pro Tour – The Finals.

Futsal

O Praia Clube Futsal disputou a Liga Nacional de Futsal pela quarta vez seguida em 2023. Na principal competição do ano, a equipe liderada pelo treinador Alemão embalou nas rodadas finais da fase de classificação, mas parou nas oitavas.

O grande momento da equipe praiana foi a conquista inédita da Taça Brasil de Clubes, o primeiro título nacional do Praia Clube Futsal.

Na Copa do Brasil, parou nas oitavas, e, na Supercopa Gramado, avançou até a semifinal.

Natação Paralímpica

A Equipe de Natação Paralímpica do Praia Clube teve um excelente ano em competições nacionais e internacionais.

Liderada pelo treinador Alexandre Vieira, foi a campeã do Circuito Loterias Caixa e se tornou a primeira equipe do Brasil a conquistar todas as competições no mesmo ano: Campeão Brasileiro de Natação Sub-20; Campeão do Open Internacional de Natação Paralímpica; Campeão da I Etapa Nacional do Circuito Paralímpico; Campeão Brasileiro Absoluto; e Campeão da II Etapa Nacional do Circuito Paralímpico.

No Mundial Paralímpico em Manchester, na Inglaterra, a equipe do Praia Clube somou 14 medalhas, sendo cinco ouros, uma prata e oito bronzes.

No Parapan de Santiago, só a equipe de natação do Praia Clube teve 11 atletas convocados, que conquistaram 44 medalhas, sendo 31 ouros, 10 pratas e três bronzes.

Natação convencional

Muitos pódios e marcas importantes na natação convencional em 2023, nas categorias Petiz, Infantil, Juvenil e Júnior, estaduais e nacionais.

Nas competições internacionais, um ouro e um bronze no Mundial sub-15 de natação. Pedro Henrique Medrado ganhou nos 200m medley e também levou o bronze nos 400m medley. Ana Clara Menezes e Natália Bruneli participaram da eliminatória do revezamento, em que o Brasil saiu campeão.

No Sul-Americano Juvenil, em Buenos Aires, na Argentina, ouros e recordes. Artur Figueiredo fez história na competição: campeão dos 200m borboleta e quebrou o recorde mais antigo do Campeonato Sul-americano, que durava desde 1999 (tempo de 2min05s10).

Pedro Henrique Medrado também conquistou medalhas e recorde com a seleção brasileira no Sul-Americano. Foi ouro nos 400m medley, nos 4×100 livre e 4×200 livre, com recorde do campeonato nas duas provas. Ainda levou a prata nos 200m medley.

Beach Tennis

Atleta de beach tennis do Praia Clube, André Baran segue como número 1 do Brasil e terminou a temporada 2023 no TOP 3 do mundo.

Na temporada 2023, Baran conquistou diversos títulos importantes: BT400 Macena Open, BT400 Aruba Open Beach Tennis Championships e Sand Series Saarlouis Classic ao lado do italiano Michele Cappelletti, atual parceiro.

Antes, foi campeão do BT400 Uberlândia, Sand Series Brasília, Sand Series Ribeirão Preto e BT400 Abu Dhabi ao lado do russo Nikita Burmakin.

Pela seleção brasileira, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Beach Tennis, no Chile: nas duplas masculina e mista. No Sul-Americano de Praia em Santa Marta, na Colômbia, também foi campeão nas duplas masculina e mista.

Basquete

O Praia Clube/Gabarito iniciou a temporada 2022 com a disputa do Campeonato Brasileiro de Basquete (CBB), competição que dá vaga na elite do basquete nacional, o Novo Basquete Brasil (NBB).

Depois de avançar com a segunda melhor campanha na fase de grupos, o Praia Clube/Gabarito fez uma série de quartas de final disputada até o último ponto contra o Araraquara, mas ficou pelo caminho: 2 a 1.

Na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição sub-22, o Praia Clube/Gabarito terminou entre as oito melhores equipes do Brasil. Menca teve a segunda maior média de pontos por jogo, com 21,6, seguido por Santana com 20. Yago teve a maior média de tocos por jogo: 2,53.

Para 2023/24, a equipe será Consigaz/Praia Clube e virá forte para a disputa do Campeonato Brasileiro, com um time que mescla juventude e experiência, além de dois atletas estrangeiros.

Basquete 3×3

A modalidade chegou ao clube neste ano, já com excelente resultados. O primeiro deles foi o inédito quarto lugar com o Brasil no Mundial masculino, na Áustria. Três dos quatro atletas do Praia Clube foram convocados e ajudaram a seleção brasileira neste resultado histórico.

No Mundial Militar masculino, também representando o país, conquistou o vice-campeonato.

Pelo Praia Clube, as equipes masculina e feminina levantaram o troféu de campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) em casa.

No Campeonato Brasileiro (CBB), Vila Velha-ES), dois ouros (masculino e feminino) e uma prata no sub-23 masculino.

No Challenge Internacional, em Santa Catarina, a equipe masculina conquistou a prata. Pela Liga ANB, um ouro no feminino e uma prata no masculino no mês de agosto.

A vaga olímpica poderá vir na disputa do Pré-Olímpico em 2024, tanto masculino, quanto no feminino.

Handebol

O ano de 2023 para o handebol do Praia Clube foi de muitas conquistas. Todas as categorias terminaram campeãs nas competições que disputaram.

O grande feito foi com o Praia Clube/Colégio Nacional, campeão da Liga Nacional de Handebol Adulto Masculino, logo no primeiro ano de disputa. Um feito inédito e muito importante no cenário nacional, liderados pelo treinador e coordenador Morten Soubak.

Além disso, a equipe masculina júnior foi campeã do Campeonato Mineiro de Handebol e o time infantil foi campeão da Copa Triângulo de Handebol.

A equipe feminina Praia Clube/Monte Hebron foi campeã da Copa Triângulo de Handebol Infantil, Juvenil e Cadete.

Halterofilismo Paralímpico

A equipe de halterofilismo paralímpico do Praia Clube/CDDU/Futel conquistou muitos resultados importantes ao longo da temporada 2023. Em duas etapas do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, somou 14 ouros, três pratas e quatro bronzes.

No Campeonato Brasileiro, foram seis ouros, cinco pratas e três bronzes, conquistando também o primeiro lugar geral. No Brasileiro sub-20, a equipe conquistou três ouros e um bronze.

Em junho, o Praia Clube/CDDU/Futel disputou o Parapan de Jovens, em Bogotá, na Colômbia. Foram três medalhas de ouro e uma de prata. Em novembro, disputou os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, com dois ouros (Taiana Medeiros e Lara Lima), duas pratas e um bronze.

Os atletas também disputaram dois Meeting Paralímpico na temporada: 12 ouros, oito pratas e oito bronzes.

Subiu também ao pódio em outras duas importantes competições internacionais: na Copa do Mundo, no Chile (quatro ouros e uma prata), e no Mundial, em Dubai (um ouro, duas pratas e um bronze).

Tiro Esportivo

Dentre as principais conquistas, as equipes masculina e feminina de tiro esportivo do Praia Clube/Exércitodominaram as finais do Campeonato Brasileiro Interclubes de Tiro Esportivo. Foram campeãs dos dois naipes do CBI de Tiro ao Prato Olímpico e de Carabina e Pistola.

Na Carabina e Pistola, a equipe do Praia Clube/Exército foi primeira colocada em todas as modalidades disputadas e foi primeira no geral com 70 pontos, 38 a mais que o segundo colocado.

No Tiro ao Prato, a equipe do Praia Clube/Exército foi primeira colocada no geral com 28 pontos, 15 a mais que o segundo colocado.

Tênis em Cadeira de Rodas

Dentre outras conquistas na temporada, a dupla do tênis em Cadeira de Rodas do Praia Clube também foi destaque no Parapan de Santiago, no Chile. Gustavo Carneiro foi prata nas duplas e Leandro Pena conquistou uma prata no Quad Duplas e um bronze no Quad Simples.

Wakeboard

Nosso atleta PH Cunha foi campeão geral do Circuito Brasileiro de wakeboard. Esse foi o terceiro título brasileiro do atleta do Praia Clube, o segundo na categoria profissional. PH Cunha também foi campeão do Circuito Mineiro de Wake Park.

Atletismo

A equipe de atletismo do Praia Clube/Exército/Futel fez bonito também em 2023. Foi vice-campeã geral do Troféu Brasil, em Cuiabá, com cinco ouros, quatro pratas e cinco bronzes. Nesta disputa, Darlan Romani foi ouro no arremesso de peso pela 11ª vez consecutiva e Baloteli conquistou o tricampeonato no decatlo.

Em julho, no Campeonato Sul-Americano de Seleções, em São Paulo, a equipe foi 1º lugar geral com três ouros, uma prata e um bronze.

Marco Túlio Silva conquistou duas pratas no Campeonato Brasileiro Interclubes sub-20, nas provas de 1.500m e 5.00m. No Campeonato Pan-Americano Sub 20, em Porto Rico, o atleta foi bronze. Na prova de 8km, do Sul-Americano Cross Country, Marco Tulio foi prata.

Em setembro, no Brasileiro de Atletismo, em Bragança Paulista, foram oito ouros, três pratas e dois bronzes, conquistando também o 1º lugar geral.

Além desses resultados, a equipe Praia Clube/Exército/Futel tem dois atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024: Darlan Romani (arremesso de oeso) e Viviane Lyra (marcha atlética).

Paratriatlo

O atleta de paratriatlo do Praia Clube, Ronan Cordeiro, conquistou importantes feitos no ciclo de Paris 2024. Foi campeão no World Cup Paratriathlon La Coruña, em julho; e vice-campeão no World Paratriathlon Series Swansea, em julho, e no Evento Teste Jogos Paralímpicos Paris 2024, em agosto. No Campeonato Mundial de Paratriathlon, em Pontevedra, em setembro, terminou como o quinto melhor. No ranking mundial, Ronan ocupa a sexta posição, enquanto no ranking dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, ocupa o quarto lugar.

Prêmios individuais

O Praia Clube conquistou o Prêmio de Melhor Clube Paralímpico de 2023, no Prêmio Paralímpicos, apresentado por Loterias Caixa. Além disso, dois atletas do Praia Clube foram escolhidos como Melhores Atletas do Ano. No masculino, Gabriel Araújo da natação, foi o escolhido. No feminino, foi a atleta do tênis de mesa, Bruna Alexandre.

No Prêmio Brasil Olímpico, outros premiados por modalidade: Duda e Ana Patrícia venceram no vôlei de praia e, Leo Branquinho, no Basquete 3×3.

Praia Clube - Praia Clube 2023: relembre títulos marcantes no esporte de alto rendimento

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA