LOGIN

Praia Clube se consolida na rota dos grandes eventos esportivos em 2023

28 de dezembro de 2023

O Praia Clube se consolidou na rota dos grandes eventos esportivos nacionais e internacionais em 2023. Todos esses eventos mostraram ao Brasil e ao mundo a superestrutura que o Praia Clube oferece nas mais diversas modalidades: vôlei de quadra, vôlei de praia, beach tennis, basquete 3X3, natação, tênis, tênis de mesa, entre outras.

Confira o resumo de algumas das grandes competições que entraram no calendário do Praia Clube neste ano.

Mundial de Vôlei de Praia e Circuito Sul-Americano

Em 2023, dois eventos colocaram, novamente, o Praia Clube no calendário do vôlei de praia. Em abril, o Praia sediou uma das etapas brasileira do Beach Pro Tour – Elite 16, competição que faz parte do Circuito Mundial da Modalidade. Duda e Ana Patrícia, dupla do Praia e número 1 do mundo, conquistou o bronze em casa.

Durante o Mundial, o Praia Clube também foi reconhecido oficialmente como Centro de Excelência de Vôlei de Praia pela Federação Internacional de Voleibol – FIVB. Um grande passo para o Clube e para o vôlei de praia nacional e internacional.

Em maio, de novo, o Clube sediou as finais do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. A dupla do Praia Clube, Tainá e Victória, conquistou o bronze.

Sul-Americano de vôlei de quadra

Em maio, o Praia Clube também sediou o Campeonato Sul-Americano de vôlei de quadra, pelo segundo ano seguido. O time da casa, Dentil/Praia Clube, conquistou o bicampeonato. Essa foi a terceira vez que o Clube recebeu o torneio continental.

The Music Beach e etapa do Mundial de Beach Tennis

Em 2022, foi a vez de organizar e realizar duas grandes edições do The Music Beach – Open de Beach Tennis do Praia Clube. A terceira edição do torneio foi em maio e, a quarta, em setembro. Mais de mil inscrições em cada uma das duas edições e mais de mil jogos ao todo movimentaram a Unimed Arena, além de muita música e show com Menos é Mais e Turma do Pagode (3ª Edição) e Péricles e Leo Santana (4ª Edição).

Em junho, outro grande evento de Beach Tennis foi sediado no Praia Clube: ITF BT 400 Uberlândia. O atleta do Praia Clube e número 3 do mundo, André Baran, foi o campeão ao lado do então parceiro Nikita Burmakin.

Campeonatos Brasileiros Interclubes

Foram muitos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBIs), organizados pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), disputados ao longo do ano. Mais do que isso, o Praia Clube também esteve no calendário e recebeu atletas de diversos clubes do Brasil em algumas modalidades.

O Praia Clube sediou o CBI sub-19 de basquete masculino, em maio, pelo terceiro ano seguido. Em maio, também foi casa do CBI de Basquete 3×3 masculino, nas categorias sub-15, sub-18 e sub-23. Em setembro, o Praia Clube recebeu a Etapa Final do CBI de Basquete 3×3 Adulto – Masculino e Feminino. As melhores equipes do Brasil jogaram nas quadras do Praia.

Na natação, o Praia Clube sediou o Campeonato Brasileiro Interclubes de Natação Juvenil de Inverno, em junho. O Troféu Arthur Sampaio Carepa foi seletiva para o Campeonato Sul-Americano Infantil/Juvenil.

O CBI de tênis de mesa, TMB Platinum – Ciclo III, foi realizado no ginásio G2, em setembro. Diversos talentos na disputa, muitos atrativos e a inclusão inédita dos torneios de duplas mistas, além da presença de vários medalhistas paralímpicos. Essa foi a terceira vez da competição no Praia, com mais de 600 inscritos (olímpicos e paralímpicos) e 24 mesas de jogo.

Em novembro, foi a vez do CBI de Vôlei de Praia sub-21 – 2023/24. A segunda etapa da disputa foi realizada no complexo de areias do Praia Clube.

No fim de novembro, o Complexo de Tênis do Praia Clube recebeu o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) por Equipes de Tênis. Foi disputado por 17 clubes e 218 atletas e reuniu os clubes que mais pontuaram no ranking interclubes da CBT ao longo da temporada, nas categorias 18, 16, 14 e 12 anos, masculino e feminino.

Brasileirão e Copa das Federações de Tênis

Em julho, mais de 1,1 mil atletas disputaram o Campeonato Brasileiro e a Copa das Federações de Tênis, no complexo de tênis do Praia Clube. Essa foi a sétima vez que a estrutura praiana foi palco das principais competições do país na categoria infantojuvenil.

Mineiro de Karatê

Em junho, o Praia Clube foi a casa da grande final do Campeonato Mineiro de Karatê 2023. Mais de 850 atletas, do sub-11 ao máster, estiveram na disputa.

Copa Judô

Em agosto, foi realizada a Copa Judô do Futuro, na Arena Praia. Atletas das categorias sub-11 ao sub-21 participaram da competição, que valia como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô. O campeonato reuniu mais de 400 judocas de Minas Gerais.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA