O Praia Clube e a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) realizam o 1º Campo Nacional de Capacitação de Treinadoras de Wrestling, de 24 a 29 de janeiro, no Praia Clube. A ação é exclusiva para treinadoras do wrestling nacional e envolve diversas técnicas e aspectos do estilo livre feminino, como cruzetas, single leg e double leg, high Croch, além de um modelo de desenvolvimento de atletas e metodologia de ensino.
O treinamento é comandado pela treinadora norte-americana Jessica Bunker, formada na Academia de Liderança Feminina no Esporte, em Londres, uma iniciativa elaborada pelo Comitê Olímpico Internacional, e treinadora das equipes femininas norte-americanas da classe Sub-15 até o Sênior. Como atleta, Jessica foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial Júnior de 2006, integrou a forte equipe norte-americana por seis anos e conquistou o tricampeonato do US Open de Wrestling.
No Brasil, Jessica vai passar o conhecimento para treinadoras nacionais. Nomes como Brenda Aguiar, Rafaela da Luz, Tânia Silva, Mayara Graciano, Caroline Soares, Dailane Reis, Beatriz Andrade e Gracyenne Helena, participam dessa iniciativa pioneira na história da Confederação Brasileira de Wrestling. A equipe norte-americana é umas das principais equipes do mundo.
“Espero passar o conhecimento que tenho, empoderar outras treinadoras e aprender com todas. O wrestling feminino está ganhando cada vez mais força no mundo todo e dando oportunidades para mulheres em países onde o wrestling masculino já é bastante praticado, além de países que buscam construir sua história na modalidade. O wrestling feminino está abrindo portas para mulheres em todos os lugares do mundo! É ótimo aprender com outras culturas e trabalhar juntas pela modalidade que somos apaixonadas”, disse Jessica.
O estilo livre feminino nacional tem como grandes resultados as medalhas mundiais de Aline Silva, prata em 2006 na classe júnior e prata em 2014, na classe sênior. Além da medalha de ouro de Joice Silva nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.
“O segredo do sucesso é consistência e liderança forte. Onde há visão e planejamento, os treinadores e atletas podem se comprometer e ajudar a construir um legado. Precisamos continuar esse trabalho de fortalecimento do wrestling nos países pan-americanos para que possamos ter mais sucesso nos Campeonatos Mundiais e nos Jogos Olímpicos. Quando trabalhamos juntos isso se torna possível. Acredito em um futuro brilhante para a modalidade”, concluiu Jessica.
Além do treinamento, no dia 28, as treinadoras promoverão uma clínica aberta dentro do Praia Clube, exclusivo para associados, no ginásio G1, a partir das 10h30.
O Wrestling está no programa olímpico desde primeira edição da Era Moderna, em 1896. Apenas na edição dos Jogos de 1900, o esporte não foi disputado.
*com informações da CBW




