De 19 a 21 de maio, o Praia Clube foi sede pelo segundo ano seguido das finais do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. A torcida em Uberlândia pôde comemorar as três medalhas do Brasil: Tainá e Vic, atletas do Praia, conquistaram o bronze, enquanto André e George e Carol e Bárbara levaram o ouro. Além disso, o Chile foi o campeão geral masculino e o Brasil levou o geral feminino.
Com o encerramento do Circuito, foram definidas as vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago e do Campeonato Mundial no México. Para o Pan, se classificaram Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai no feminino e no masculino, que se juntam aos já classificados Brasil e Chile (país-sede). Para o Mundial, Brasil, Argentina, Chile e Venezuela garantiram a vaga no masculino, enquanto Brasil, Argentina, Chile e Paraguai vão para a disputa feminina.
Bronze em casa
Na disputa do bronze feminina, Tainá e Vic enfrentaram a dupla chilena e conquistaram o bronze. Com quatro aces e ótimo volume de jogo, a dupla do Praia Clube dominava a partida, até que Chris sentiu o joelho esquerdo e não conseguiu continuar na partida, decretando a vitória das praianas por desistência.
Após a partida, a atleta do Chile disse que foi muito difícil abandonar a partida e pediu compreensão da torcida por não conseguir continuar. A arquibancada correspondeu e aplaudiu a jogadora em um lindo gesto de fair play e espírito esportivo.
Em entrevista pós-jogo, Tainá e Vic exaltaram as chilenas, apontando que as adversárias não estavam em sua melhor condição física e as chamaram de guerreiras. Elas também aproveitaram para agradecer ao pioneirismo do Praia Clube no investimento em duplas do esporte.
“Isso se tornou uma iniciativa para os outros clubes também poderem fazer com que atletas o representem. E fazendo isso, cada vez mais [os clubes] vão investindo e acreditando nos atletas. Eles deixam de ser só a imagem e passam a ser um clube e começam a representar, a investir, a melhorar a performance, o desempenho.”, relatou Tainá, que teve sua opinião reforçada por Vic.
Praia recebe honraria máxima da Confederação Sul-Americana de Vôlei
O Presidente do Praia Clube, Guto Braga, e o vice-presidente Paulo Henrique Nascimento receberam a maior honraria da Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV) neste domingo (21), antes da premiação da final do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. A competição foi realizada nas areias do Clube de Uberlândia-MG, de 19 a 21 de maio.
O presidente da CSV, Marco Túlio Teixeira, fez a entrega do Gran Collar de Honor (Grande Colar de Honra) a Guto Braga e do Collar de Honor (Colar de Honra) a Paulo Henrique Nascimento. As honrarias foram propostas e aprovadas pelo comitê executivo da CSV de forma unânime e referendada por todos os países que compõem a Confederação.
As duas mais altas comendas da Confederação Sul-Americana de Vôlei são entregues somente àquelas pessoas que representam entidades, como o Praia Clube, responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do vôlei de praia e de quadra na América do Sul.
Emocionado, o presidente do Praia Clube, Guto Braga, ressaltou a importância do trabalho pesado voltado ao alto rendimento e agradeceu a todos os envolvidos.
“Tenho que falar mostrando resultado, trabalho, esses eventos e mostrar o Praia Clube campeão. Fico muito honrado, gostaria de agradecer a toda nossa diretoria, colaboradores e associados, que precisaram isso tudo. Esse Grande Colar é muito especial, ser reconhecido na minha pessoa, em nome do Praia Clube, que é uma referência no vôlei mundial, fico até sem palavras. Obrigado!”, disse Guto.
A final do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia é organizada pela Confederação Sul-Americana de Vôlei, juntamente com a Federação Mineira de Vôlei e o Praia Clube. Essa foi a segunda vez que o Praia sedia a etapa final do Circuito.
A competição teve apoio importante do Governo Federal, através do Ministério do Esporte. Além disso, conta com o patrocínio de: Hydrata, Banana Boat, Brasal, Sankhya, Uniube e PneuBarato.
Simultaneamente ao Sul-Americano, ocorre no complexo de esportes de areia do Praia Clube o The Music Beach, tradicional evento de beach tennis que terá mais de 800 jogos em quatro dias de competição.







